Você sente dor na relação sexual? Conheça as principais causas e procure um médico

A dispareunia é um termo médico que consiste na dor intensa que ocorre durante ou após a relação sexual e pode ser causada por fatores psicológicos ou físicos. As dores podem atingir diferentes partes da região genital em ambos os sexos, mas é mais frequente em pessoas do sexo feminino.

Para você entender melhor sobre esse problema, nós separamos as principais causas da dispareunia, confira abaixo:

– Problemas psicológicos como estresse, depressão, falta de vontade, traumas causados por abusos e entre outras situações podem provocar dores durante o sexo.

– Falta de lubrificação natural causada por medicamentos, falta de excitação, menopausa ou amamentação.  – Doenças nos órgãos reprodutores femininos como endometriose, miomas uterinos, cistos no ovário, doença inflamatória pélvica, entre outras causas.

– Infecção urinária ou cistite que consiste na inflamação da bexiga causada por bactérias. Essa situação pode causar muitas dores durante o sexo, pois a bexiga fica muito perto da vagina e piora por conta do contato contínuo durante a relação.

– Herpes genital atinge a mucosa da região genital, essa condição provoca dores nos nervos na região da vulva que resulta em muito desconforto durante o ato sexual.

– Vaginismo consiste na contração involuntária do assoalho pélvico que causa o estreitamento do canal vaginal e pode causar muitas dores durante a penetração do pênis, dedos ou outros objetos.

Sentir dores durante ou após o ato sexual não é normal, se está sofrendo com alguma das dores citadas acima, você deve procurar imediatamente um ginecologista para fazer o diagnóstico da dispareunia e receitar o tratamento apropriado para o seu caso.

A Clínica Califre conta com uma equipe de profissionais especializados no diagnóstico e tratamento das enfermidades ginecológicas, agende sua consulta com um de nossos ginecologistas agora mesmo pelos

telefones:

Unidade 1: (11) 9 9536-1114