Infertilidade masculina: conheça as principais causas e o que você pode fazer

A infertilidade masculina consiste na falta de espermatozoides suficientes para fecundar o óvulo e originar a gravidez na mulher. Muitos homens apenas descobrem que é infértil após tentar engravidar, mas o ideal é que a esterilidade seja identificada precocemente pelo urologista para que seja realizado o tratamento adequado. Saiba mais sobre as principais causas da infertilidade masculina e quais são os tratamentos indicados para cada caso:

Infecções: caxumba, DSTs e infecções urinárias podem atingir o testículo e alterar a produção de sêmen, como consequência alterar a qualidade do espermatozoide produzido pelo homem, causando a infertilidade. Para o tratamento das infecções é indicado a utilização de medicamentos como antifúngicos e antibióticos.

Hábitos de vida: fumar, ingerir bebidas alcoólicas e a obesidade são fatores críticos para quem deseja engravidar, porque podem alterar os hormônios e reduzir a capacidade reprodutiva. Após identificar essa causa, é recomendável que o homem adquira hábitos mais saudáveis.

Varicocele: é considerada a principal causa da infertilidade em homens e é causada pela dilatação das veias do testículo que gera pequenas varizes e aumenta a temperatura da região e compromete a formação dos espermatozoides. Para resolver o problema, é necessário a realização de uma cirurgia simples.

Está com dificuldades para engravidar? A Clínica Califre possui uma equipe médica especializada no diagnóstico da infertilidade do casal e oferece procedimentos como o coito programado, inseminação intra uterina, fertilização in vitro e o congelamento de óvulos para preservação da fertilidade.

Agende sua consulta na Clínica Califre pelos seguintes telefones:
Unidade 1: (11) 9 9536-1114
Unidade 2: (11) 9 9727-4555